Na Mídia

Espaço AJEE na Coluna do Cleber Toledo - A potência e força feminina no mundo dos negócios

Por https://clebertoledo.com.br/negocios/espaco-ajee-to-a-potencia-e-a-forca-feminina-nos-negocios-por-m
26/07/2021 - Publicado há 2 anos
Espaço AJEE na Coluna do Cleber Toledo - A potência e força feminina no mundo dos negócios

A história da força feminina já tem sido tema de ampla discussão e debate ao longo dos anos, mas em 2020 o número de mulheres no empreendedorismo cresceu e agora representamos 52,2% dos empresários do país.

Poucas pessoas sabem de dados numéricos. A expressividade que nós, mulheres, temos nos resultados econômicos são gigantescos, e a evolução do meio empresarial dos últimos anos muito se deve a líderes espalhadas por todo o Brasil.

De acordo com pesquisas do IBGE, já somos 9,3 milhões à frente de empresas. Segundo o SEBRAE, 48% dos MEI’s existentes são de meninas, e temos cerca de 16% a mais de escolaridade com relação aos homens.

A Associação dos Jovens Empresários e Empreendedores do Tocantins (AJEE-TO) em 2021 nos ganhou! Somos duas mulheres na liderança, Janilia Teles e Monnyelle Rodrigues. É a primeira vez em que a entidade tem os cargos de presidência e vice-presidência ocupados pela força do feminino. Além disso, temos nove mulheres que ocupam cargos de diretoria e coordenação. Estamos compondo também o Conselho Consultivo na bancada da Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE), que também pela primeira vez na história tem a cadeira de presidência ocupada por uma mulher, Maria Brasil, que tem construído grandes marcos em sua gestão.

Juntas representamos mulheres que buscam diariamente seus espaços e conquistas no universo empreendedor. Porém, a missão vai muito além! Os desafios são maiores! Representamos filhas, irmãs, amigas, mães… somos milhares e estamos espalhadas em todos os cantos, administrando de dez a vinte situações ao mesmo tempo. Somos a força que estimula a autoestima, a quebra de preconceitos e impulsionamos as relações sociais saudáveis entre homens e mulheres.

Ser parte dessa construção é desafiador, mas ao mesmo tempo tem enobrecido a alma e fortalecido o potencial de liderança de todos que se envolvem. Ter acesso a espaços e ter voz para defender o desenvolvimento do Tocantins em várias frentes, impulsiona a atual gestão a colocar os planos de ação em prática.

Afinal, não dá para negar: O mundo é de quem sonha, AJEE e realiza!